Num domingo de sol forte e muito calor, com temperaturas elevadas e ar seco, os atletas masculinos e femininos da maratona dos 5º Jogos Mundiais Militares (5º JMM) fizeram um percurso de 42 quilômetros de corrida, largando às 7h30 na Praça Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e chegando, depois de mais de 2h de percurso, no Aterro do flamengo, na Zona Sul.
No masculino a vitória ficou com o atleta do Exército francês Patrick Ngoiz com o tempo de 2h18min17, seguido do também militar francês Rachid Ghamnoumi (2h18min43) e do militar queniano Paul Kosgei (2h20min43). No feminino a norte-coreana Kum Ok Kim, que desmaiou logo após ultrapassar a linha de chegada, sendo atendida pela equipe médico da maratona, foi a primeira colocada com o tempo de 2h35m22. A segunda colocação ficou com a chinesa Yanan Wei (2h36min19), aparecendo como terceira colocada a atleta da Namíbia Johames Helario (2h37min15).
As brasileiras mais bem colocadas foram às maratonistas da Marinha, Denise Campos, que ficou em sétimo lugar com o tempo de 2h52min05, e a maratonista Gisele de Jesus da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM do RJ), que ficou em nono lugar com o tempo de 2h53min33.
Gisele de Jesus falou da importância de representar a PM do RJ e da emoção de correr no seu estado. “É muito importante está representando a seleção militar brasileira e a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Eu tenho muita honra de ser a única policial militar do estado do Rio de Janeiro nos jogos mundiais militares e para mim foi muito gratificante poder correr aqui e representar o Brasil, ainda mais aqui.”
Gisele falou, ainda, da integração das Forças Armadas do Brasil com os militares de outros países e vê a possibilidade maior de integração das PMs com os próximos jogos mundiais militares. A maratonista se prepara, agora, para os próximos jogos mundiais entre bombeiros e polícias, que acontece em agosto na cidade de Nova York, nos Estados unidos.
GISELE DE JESUS
Natural de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, Gisele de Jesus, 28 anos, ingressou nas fileiras da polícia militar fluminense como soldado no ano de 2010, motivada pela carreira militar e pela estabilidade profissional. A experiência anterior na carreira militar da Soldado Gisele foi na Marinha do Brasil, sendo contratada no ano de 2008 na primeira turma de atletas de alto-rendimento para competições militares internacionais. Atualmente, divide a atenção no atletismo com as atividades de apoio no Centro de Saúde Mental, Física e Desportos da PM do RJ (CSMFC), localizado no bairro de Sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.